Registrando crescimento significativo desde o primeiro semestre de 2018, chegando a um índice de aumento de 41% o e-commerce foi tema do Agad em Pauta do mês de julho/2019, quando o Setor Atacadista e Distribuidor, no Rio Grande do Sul, se reuniu visando se qualificar, para melhor utilizar esse moderno e importante canal de vendas.
Para alcançar seu intento a AGAD contou coma participação do palestrante Rafael Martins. Graduado em Tecnologia e Processamento de Dados especialista em Qualidade de Software. Atualmente é investidor e CEO da Lifeapps, empresa especializada em desenvolvimento de aplicativos móveis com foco no e-commerce, tanto B2B (relação de compra e venda entre duas empresas) como B2C (venda direta ao consumidor final). O palestrante chama atenção para o aumento na concentração de vendas de marketing no Brasil, destacando que 32% das transações foram realizadas por dessa forma e cita o Mercado Livre como o primeiro a operar nesse formato de vendas. Salienta que é preciso tratar o e-commerce como uma empresa nova. “Pensar” no sistema digital: Quantas pessoas estão agora na sua loja online? De onde elas são? Qual é o melhor e o pior horário de vendas em seu e-commerce? Qual a sua receita em determinado período? Qual a sua taxa de conversão em relação às visitas do seu e-commerce? De qual cidade vem o maior número de pedidos?
Fazendo referência a uma preocupação relativa ao futuro do Representante Comercial, Rafael afirma que e-commerce é um canal de vendas, mas não faz relacionamento, isto é feito pelo RCA. Mas destaca que esse é um canal que vai mudar nosso comportamento de vendas.