Palestrante e Consultor de várias empresas da lista das “Maiores e Melhores” do Brasil, César Souza é fundador presidente do Grupo Empreenda e do EdE – Espaço do Empreendedor. E foi com toda essa bagagem que abriu o ciclo de palestras do XV CONVENDAS, abordando o tema citado. E inicia dizendo clientividade é uma palavra que não consta no dicionário da língua portuguesa, trata-se, em realidade, de uma criação sua visando criar uma cultura, onde todos na empresa tenham foco no cliente: Do porteiro ao proprietário. Foco no que realmente interessa à empresa e entende que isto passa por questões que precisam ser reavaliadas, porque envolvem acima de tudo atitude. César Souza cita o caso daquelas pessoas que se orgulham em dizer que fazem sua parte. Quando quem faz sua parte, não está fazendo nada mais do que sua obrigação. Inovar é o grande desafio. Ressalta que vivemos a era da tecnologia e, que esta desempenha um papel importante em nossos dias, mas o que resolve é atitude ,o relacionamento humano. Deixou claro que independe o tamanho da empresa, a atitude daqueles que a integram é que fará a diferença. César Souza repete que clientividade é montar uma cultura onde todos estejam voltados para o cliente, entender com profundidade suas necessidades. E diz que em 46 anos de carreira pôde detectar uma falta de diálogo entre as partes envolvidas. Que é preciso desenvolver relacionamentos duráveis e recíprocos com o cliente.
Fazendo uma análise do cenário Brasil, o palestrante e consultor disse que o país faz parte de um mundo em reconstrução. Que o Brasil vive um novo cenário político que implica em um novo estilo de liderança. Com desconfianças na projeção econômica em função do PIB, desemprego e déficit. E conforme César Souza, diante desse cenário o que se vê são soluções disruptivas; negócios tradicionais destruídos da noite para o dia; todas as profissões passando por profundas transformações. Alerta que estamos diante de uma nova competição. Visualizar modelos de negócios, não mais apenas clientes.
“Todo esse conjunto de realidades nos leva a muitas vezes trabalhar com o intangível: o que fideliza é a solução. Inovar é surpreender. Cultivar valores como união, respeito, transparência, integridade e ética.” Declara César Souza.