Durante a cerimônia de abertura do XV CONVENDAS, a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores – ABAD prestigiou a filiada gaúcha, com a presença de seu Vice – Presidente José Luis Turmina, no ato representando o Presidente Emerson Luiz Destro.
Ao se dirigir aos presentes no Teatro do SESI, José Luis Turmina, que também faz parte da Diretoria da AGAD ressaltou a iniciativa da Associação Gaúcha de Atacadistas e Distribuidores ao criar um grande evento visando valorizar a força de vendas do setor. Parabenizou o Presidente Izair Antônio Pozzer e sua diretoria por mais esta realização e pelo excelente trabalho empreendido pela AGAD em benefício do Setor Atacadista e Distribuidor do Rio Grande do Sul, com grande visão e espírito associativista.
Chama atenção para a importância que representa o Setor Atacadista e Distribuidor para economia do país. Pois, movimenta quase 54% do mercado mecearil nacional, que em 2018 atingiu o volume de 488,7 bilhões de reais. Destaca ainda que o setor responde pela geração de mais de 460 mil empregos diretos e 05 milhões de empregos indiretos. Tem mais de um milhão de pontos de vendas atendidos por uma equipe nacional de mais de 120 vendedores e representantes comerciais autômatos. Reitera faturamento 261,8 bilhões de reais; um crescimento anual de 08,% sobre 2017. “ Contudo, a lenta recuperação do PIB brasileiro, o alto desemprego e o aumento da cautela do consumidor nos impõe muitos desafios. Assim, a capacitação permanente da força de vendas é uma iniciativa fundamental, reconhecida e aplaudida pela entidade nacional do setor.”afirma José Luis Turmina.
O Vice Presidente da ABAD aproveitando a oportunidade de ver reunido o que há de mais significativo do Setor Atacadista e Distribuidor no Rio Grande do Sul, mencionou s ações igualmente importantes para o segmento que estão sendo desenvolvidas pela entidade. Que entre outras coisas, tem ampliado continuadamente sua atuação junto aos poderes legislativo e executivo. Isto visando melhorar o ambiente de negócios no país e auxiliar na retomada do crescimento econômico. Explica que com essa mobilização e contando com o apoio da União Nacional de Entidades de Comércio e Serviços – UNECS e da Frente Parlamentar do Comércio e Serviços – FCS, a ABAD já contabiliza vitórias importantes como a Reforma Trabalhista e a alteração das regras para inclusão de consumidores no cadastro positivo, entre outras. José Luis Turmina lembra que na Convenção anual, realizada em abril, foi entregue ao Subsecretário de Desenvolvimento de Comércio e Serviços, Fábio Augusto Luiz Pina, um documento sobre desburocratização com foco na atividade atacadista e distribuidora, contendo as propostas elaboradas pela ABAD, com a colaboração de suas filiadas estaduais e sua Assessoria Jurídica. Mas sinaliza que essa mobilização não está encerrada, porque agora, a pauta político – legislativa da entidade inclui outros assuntos fundamentais para o setor atacadista e distribuidor, como: Reforma Tributária; Projeto de Lei do Consumidor; Venda de medicamento isento de prescrição no varejo alimentar; Marco Regulatório do Transporte de Cargas e Cargas Perigosas; Atualização das normas que regem o trabalho do Representante Comercial. Entre outros temas relevantes.